Tudo aquilo que gostaríamos que você soubesse antes de se cadastrar na agência:

Como faço para meu filho ser modelo? É Fácil?

Muitas pessoas sonham com o mundo glamuroso da fama e do dinheiro. Alguns desejam ser jogadores de futebol. Outros preferem ser atores ou modelos.

Aqui irei falar de um sonho muito comum e de uma profissão muito concorrida. E por isso, ser esperto, mais até do que ser bonito, é necessário para este meio. O sonho é aquela vontade que todos nós possuímos em ser famosos.

As vezes, projetamos isso em nossos filhos para que eles tenham a chance que nós não tivemos. Seja sendo jogador de futebol, músico ou mesmo modelo.

Nós sonhamos com a vida fácil, de dinheiro, fama, facilidades, roupas bonitas, companhias agradáveis. Mas o sonho pode acabar se tornando pesadelo.

Assim como em outras profissões, tem gente chega ao sucesso. Outros desistem antes.

Muitos músicos talentosos estão tocando em bares, com públicos pequenos e que as vezes nem os nota num canto do ambiente. Ou jogadores de futebol que acabam ficando em times de várzea ou desistem da carreira.

E com os modelos e atores não é diferente. E assim como os jogadores, músicos e outros profissionais, os modelos sofrem com a concorrência e com profissionais que abusam da ingenuidade das pessoas em busca somente do lucro. Gente que promete muito e nada cumpre.

Mas e quando vemos claramente que é um talento que pode ser desenvolvido?

Pois ao iniciar uma carreira, você precisa dar os primeiros passos. O primeiro é entrar numa empresa para trabalhar com o ramo. No caso do modelo, assim como músicos e jogadores de futebol, não há uma empresa. Você acaba passando por uma avaliação de uma empresa ( o que é raro) ou você se torna agenciado de alguém.

O agenciamento é o primeiro passo

É a declaração ao universo de que você está disposto a ser visto e ser porta-voz de uma marca ou uma filosofia. Sendo você alguém disponível a este tipo e trabalho, você deve ser visto. O trabalho primordial do Agente ( conhecido no mundo das modelos como Booker ) é este.

Localizar rostos e corpos que sejam a principio fotogênicos

A importância da escolha da agência de modelos é primordial para quem quer trabalhar com seriedade. Procure empresas sérias para realizar o seu agenciamento ou de seus filhos.

Conseguir pessoas bonitas, isso o Booker consegue aos montes. Ainda mais em um país como o Brasil, que possui o melhor de todas as etnias sendo unidos em uma só raça durante os últimos 500 anos. Misturamos as raças européias com as africanas, as asiáticas com mediterrâneas e temos um tipo físico muito variado e muito complexo. 

O que não falta é gente bonita nesse país! Mas e as pessoas talentosas?

Depois, o Booker tem que ter trabalhos para estes modelos, pois de nada adianta a matéria prima sem um produto para produzir (filme, novela, propaganda, foto, desfile). O Booker depois de um muito trabalho e persistência, consegue montar um casting ( um monte de modelos prontos para trabalhar) e monta uma agência para gerenciar isso tudo.

Em nosso caso a Fifikids é a Agência. E Pamela Andalaft, a Booker. Pamela faz o contato entre o agenciado e as pessoas que precisam de modelos em suas produções de modelos ou atores talentosos.

Muitas são as formas de promessas e golpes no mercado publicitário para modelos e atores, dentre elas:

Uma escolha errada pode prejudicar muito a carreira de um modelo ou mesmo decepcionar pais e crianças por criar expectativas que não podem ser confirmadas.

  • Famosa promessa de trabalho garantido mediante a adiantamento
  • Trabalho que leva a novela
  • Trabalhos make-up ( só parecem trabalhos, mas são fotos para trabalhos pequenos sem muito retorno)
  • Venda de cursos disfarçado de agenciamento.
  • Venda simples e pura de book fotográfico de recordação como se fosse book para trabalhos

Primeiro que para iniciar a disputa por um trabalho, a Booker envia um portfólio do modelo, acompanhado de fotos recentes, chamado de Composite. Este composite é uma montagem, com 3 a 5 fotos do modelo, mostrando por exemplo corpo inteiro, close-up, um sorriso, uma cara séria e os perfis da criança ou mesmo e cabelo solto e preso para quem tem cabelos cumpridos.

Não tem almoço grátis

Sendo assim, se faz necessário ao menos o ter um material fotográfico de qualidade ( book). Isso é verdade, é preciso de um book para trabalhar. Mas existem outros fatores que devem ser pensados: Some ainda os custos com deslocamento para os trabalhos e de disposição para acompanhar testes em diversos lugares diferentes. Estes são os custos iniciais para ser modelo.

Isto é o material que irá para a mão do produtor, que faz a primeira eliminatória e posteriormente para o cliente, que vai escolher os modelos que irão para um teste ou diretamente para o trabalho.

No nosso caso, o dia de book é feito de forma criar uma experiência inicial e avaliar o funcionamento da dinâmica de trabalho. Uma criança será avaliada não só pela beleza, mas também pela sua desenvoltura diante das cameras.

Por isso avaliamos as crianças também durante a sessão fotográfica e temos uma avaliação antecipada de como a criança e o responsável se portam numa dinâmica de testes.

Mesmo assim conseguimos realizar mensalmente uma sessão de fotos que contempla um padrão de qualidade aliado a uma avaliação fidedigna do ambiente de trabalho e ainda com um custo razoável para o modelo que é nosso agenciado.

O que é de verdade? É Fácil

No caso de realizar teste, estes ocorrem nos estúdios onde vai ser produzido o trabalho. Ser chamado a um teste, é parte do trabalho já. A partir deste momento, a decisão sobre quem fica com o trabalho sai da mão da Booker e passa para o fotografo, produtor ou executivo responsável pelo trabalho (JOB)

Tendo o modelo sido aprovado, o responsável entra em contato com a Booker e passa informações: Data de filmagem, horarios de chegada e saída, documentos necessários a serem entregues, detalhes do contrato, emissão da NF e também formas de pagamento.

O Booker tem o trabalho de revisar tudo, verificar pendencias e dar anuência e tranqulidade para que o agenciado tenha seus direitos garantidos e seus trabalhos pagos. 

Parece tudo muito difícil ao princípio. Mas ao final de tudo, mas como andar de bicicleta, depois de alguns percalços, sempre temos a recompensa de ver nossos filhos ganhando seu próprio sustento, nos enchendo de orgulho e acima de tudo se desenvolvendo plenamente.

No mínimo é fechada uma porta que poderia ficar atrapalhando todos os demais caminhos por onde alguém deveria ter seguido se ficasse pensando no: E se?